Com o tema “Humanidades”, serão apresentadas composições que expressam valores importantes para nós seres humanos

A série de lives “Concertos em Casa”, da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), realiza neste sábado (30), às 19h, mais um concerto, que será transmitido pelo Facebook e YouTube (@orquestrasinfonicajovemdegoias). A Orquestra é um projeto do ITEGO em Artes Basileu França, Instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI).

Nesta 6° edição será apresentado o tradicional POPHITS, evento promovido, desde 2013, pelos grupos sinfônicos do ITEGO Basileu França – Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Orquestra Juvenil Pedro Ludovico, Banda Sinfônica Jovem de Goiás e BigBand Basileu França. No total, serão mais de 200 músicos em Home Office.

O tema será Humanidades, cujo objetivo é mostrar, por meio da música, valores que nos fazem seres humanos. Será evocado o amor, a fraternidade, a solidariedade, a esperança, entre outros sentimentos.

A série de concertos virtuais é uma iniciativa da Orquestra, a fim de proporcionar ao público momentos prazerosos de entretenimento durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19

 

Sobre os grupos sinfônicos

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), ligada ao ITEGO em Artes Basileu França, foi fundada em 2001, com o objetivo de formar jovens músicos com capacidade para atuar, profissionalmente, em orquestras nacionais e internacionais.

A Orquestra é contemplada com o Bolsa Artista, um programa criado pelo Governo Estadual, a fim de garantir aos jovens o acesso à educação, cultura e inclusão social.

O grupo musical é um dos principais do país, sendo reconhecido, inclusive, em diversos locais do mundo, por meio de turnês internacionais.

 

Coro Sinfônico Jovem de Goiás

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás (CSJG) foi fundado em 2014, sendo formado por 50 jovens cantores selecionados. O grupo vem se destacando na interpretação de obras do repertório erudito, tanto obras corais de câmara, como obras sinfônicas de períodos, estilos e compositores diversos do âmbito nacional e universal com positiva e reconhecida crítica no cenário nacional e internacional.

 

Orquestra Juvenil Pedro Ludovico

A Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira realiza um trabalho já consolidado e é referência há 14 anos em educação musical. Ela prepara o aluno para atuar em orquestras jovens, estúdios, eventos e festivais.

É formada por 65 alunos do ITEGO Basileu França, antecedendo à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. A Orquestra Pedro Ludovico possui, como uma de suas características, o exercício de um repertório sinfônico e popular variado, que exige do aluno habilidades de médio grau de complexidade e contém, em sua estrutura, a seguinte composição: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, tuba, trombone, piano, harpa e percussão.

 

Banda Sinfônica Jovem de Goiás

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás (BSJG) foi criada em 2009 como Banda Marcial passando em 2013 a ser uma Banda Sinfônica e sendo utilizada como uma disciplina de prática de conjunto do CEP em Artes Basileu França. O principal objetivo é que os alunos comecem a vivenciar na prática os diferentes tipos e estilos de músicas existentes dentre o repertório sinfônico e popular.

A banda tem realizado, desde sua fundação, várias apresentações. Foi a 3ª colocada no Concurso Nacional de bandas e fanfarras na cidade de São Sebastião (SP), em 2010, Vice- Campeã Nacional de Bandas e Fanfarras desse mesmo concurso, em 2011, obtendo também o 1º lugar no corpo coreográfico e baliza nos anos de 2010 e 2011.

 

BigBand Basileu França

A Big Band Basileu França foi criada em março de 2018, com o intuito de fomentar o estudo de música popular no ITEGO em Artes Basileu França, visto que na escola, até então, não havia nenhum grupo exclusivo para esse segmento.

Formada por alunos da escola e da comunidade, trabalha um repertório contrastante, possibilitando, assim, que os integrantes possam desenvolver uma linguagem característica de cada estilo. Com pouco tempo de trabalho a Big Band tem se apresentado em eventos e encantado ao público em geral com sua musicalidade e energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *