Educação Profissional e Tecnológica (Goiás)

O Projeto

A parceria celebrada em 2017 através do Contrato de Gestão nº 002/2017 – SED, com o Estado de Goiás, por intermédio da então Secretaria De Estado De Desenvolvimento Econômico, Científico E Tecnológico E De Agricultura, Pecuária E Irrigação – SED a qual posteriormente foi sucedida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – SEDI, foi resultado do Chamamento Público nº 008/2016 – SED.

O projeto tem por objeto a transferência da administração dos equipamentos públicos integrantes da Rede Pública Estadual de Educação Profissional e a operacionalização das ações de educação profissional de Goiás, definidas pela SED, consubstanciadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, ofertadas por meio de cursos e programas de formação inicial continuada ou qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, das ações de desenvolvimento e inovação tecnológica – DIT, por meio de atividades de transferência de tecnologia, prestação de serviços tecnológicos e promoção e fortalecimento de ambientes de inovação, bem como as atividades de apoio auxiliares ao setor produtivo.

A parceria é regida pela Lei Estadual nº 15.503/2005 e suas alterações, na Resolução Normativa nº 007/2011 do Tribunal de Contas do Estado de Goiás e, subsidiariamente, na Lei Federal nº 8.666/1993.

A Rede De Educação Profissional

O Cegecon atua diretamente em 12 municípios goianos, na gestão de quatro unidades da Rede Pública de Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Goiás, que se subdividem em Escolas do Futuro de Goiás (EFG) e Colégios Tecnológicos. Em todo o Estado as unidades oferecem cursos de qualificação, técnicos subsequentes e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

As Escolas do Futuro de Goiás, instrumento da SEDI, e os Colégios Tecnológicos, vinculados a Secretaria da Retomada, são destinados à execução da política de educação profissional tecnológica e inovação, ofertando cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão.

As unidades estão distribuídas em várias regiões do Estado, conferem capilaridade à rede e são criados de acordo com a demanda de uma determinada região. Esse modelo permite uma aproximação maior com o setor empresarial nos diversos municípios de forma ágil, dinâmica e flexível.

Em nível central, a Rede é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) e pela Secretaria da Retomada (SER), que já ofertaram, em cerca de 200 municípios, mais de 600 mil vagas em cursos de diversos níveis, desde a formação inicial e qualificação profissional até cursos de nível superior tecnológico.

services-tabs-139154408

Onde estamos

Em Goiás, o Cegecon atua nos municípios de Aloândia, Araçu, Bela Vista de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldazinha, Castelândia, Caturaí, Cromínia, Damolândia, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Goiás, Goiatuba, Gouvelândia, Hidrolândia, Inaciolândia, Inhumas, Itaberaí, Itauçu, Itumbiara, Jesúpolis, Joviânia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Maurilândia, Morrinhos, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Panamá, Petrolina de Goiás, Piracanjuba, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Vicentinópolis.

Rede Itego – Regional 4 – Cegecon

Goiânia – Goiás – Goiatuba – Itaberaí

Goiânia – Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França

O Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França tem suas origens em 1967 na Escola de Artes Veiga Valle, primeira escola pública estadual de arte no Estado de Goiás. No final de 2001, a Assembléia Legislativa aprovou a criação do Centro de Educação Profissional em Artes nas áreas de: Arte Visuais, Dança, Música e Teatro e, posteriormente, Circo. Dessa forma, a instituição passou a ter como alvo a oferta de capacitação artística desde a iniciação, com crianças a partir de 5 anos, até a formação superior. Esse Objetivo foi alcançado nos anos seguintes, conquistando destaque no cenário artístico nacional e internacional com o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem ( OSJG), dentre outros grupos.

A escola se estabeleceu definitivamente na área atual no ano de 2002, tendo na direção a professora Sonia Maria de Araújo. O nome Basileu França foi uma homenagem ao escritor e jornalista Basileu Toledo França, uma vez que o Centro de Educação foi instalado em uma área que pertenceu à sua família.

Os Cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Artes foram implantados em 2006 e contemplam as áreas de: Arte Dramática, Artes Visuais, Dança (Ballet Clássico e Dança Contemporânea) e Música ( Canto, Instrumento Musical e Regência). Em setembro de 2013, após a autorização do Conselho Estadual de Educação de Goiás, teve início o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, com o objetivo de formar profissionais capazes de criar, executar e produzir espetáculos. A primeira turma de produtores cênicos se graduou em abril de 2016.

Nos anos de 2014 a 2017 a escola teve a direção do Maestro Eliseu Ferreira da Silva. Inicialmente foi vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e, a partir de 2015, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Neste mesmo ano o nome da instituição foi alterado para Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França.

A professora Lóide Batista Magalhães Silva assumiu a direção em maio de 2017, tendo como metas: ampliar a oferta do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica, fortalecer o Ensino Técnico e consolidar as ações artístico-pedagógicas em âmbito nacional e internacional, alavancando, assim, o cenário artístico de nosso Estado.

Endereço: Av. Universitária, nº 1.750, Setor Universitário, Goiânia – GO, CEP: 74.605-010
Telefone: (62) 3991-8954
Email: itego-basileufranca@sed.go.gov.br
Site: www.basileufranca.com.br

Incubadora

Empresa Junior Basileu

Consultoria em Projetos Artísticos e Culturais

Somos uma empresa sem fins lucrativos, formada exclusivamente por graduandos do curso superior de tecnologia em Produção Cênica do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França. Nossos projetos têm como finalidade principal fomentar o empreendedorismo cultural e artístico no estado de Goiás, por meio de vivências adquiridas pelos alunos juntos aos seus professores orientadores. Todo o faturamento da EBA Júnior é utilizado para gerir a empresa e a capacitação dos nossos colaboradores. Contamos com a orientação dos docentes do ITEGO Basileu França, a única instituição de ensino do país, que engloba todas as linguagens artísticas: artes visuais, circo, dança, música e teatro.

ACESSAR INCUBADORA

COTECs vinculados

Bela Vista de Goiás

Cotec – Colégio Tecnológico Bela Vista
Endereço: Av. Av. Gilson de Souza, Bela Vista de Goiás-GO Cep: 75240-000
Telefone: (62) 3551-7029

Itumbiara

Cotec – Colégio Tecnológico de Itumbiara
Endereço: Av. Anhanguera, nº 1.275, Setor Anhanguera (Universidade Aberta do Brasil – UAB), Itumbiara – GO, CEP: 75.530-030
Telefone: (62) 99924-1410

Senador Canedo

Cotec – Colégio Tecnológico de Senador Canedo
Endereço: Condomínio Industrial, nº 403, Setor Jardim Nova Goiânia, Senador Canedo – GO, CEP: 75.250-000

Goiás – Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Goiandira Ayres do Couto

Endreço: Rua Aeroporto, s/n, Bairro São Francisco, Goiás – GO, CEP: 76.600-000
Telefone: (62) 3371-4577 – (62) 9 9996-4726
E-mail: itego-goias@sed.go.gov.br
Facebook: www.facebook.com/cepgoias

COTECs vinculados

Inhumas

Cotec – Colégio Tecnológico de Inhumas
Endereço: Rua 5, nº 153, Praça João Heitor de Paula, Setor Vila Heitor (Universidade Aberta do Brasil – UAB), Inhumas – GO, CEP: 75.400-000

Goiás – Veiga Valle

Cotec – Veiga Valle

Goiatuba – Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Jerônimo Carlos do Prado

Endereço: Rua Piauí, nº 460, Setor Central, Goiatuba – GO, CEP: 75.600-000
Telefone: (64) 3495-3026 – (64) 3495-0420
E-mail: itego-goiatuba@sed.go.gov.br
Facebook: www.facebook.com/itegojcp

COTECs vinculados

Morrinhos

Cotec – Colégio Tecnológico de Morrinhos
Endereço: Rua Piauí, s/n, Centro (Praça do Terraço, ao lado da Biblioteca Municipal)

Pontalina

Cotec – Colégio Tecnológico – APL de Confecções de Pontalina
Endereço: Av. Onofre de Andrade, Qd. 382, Lt. 26, Setor Clube (Centro Profissional Artur Fernandes Dornelas), Pontalina – GO, CEP: 75.620-000

Itaberaí – Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Aparecido Donizete Rodrigues da Silva

Endereço: Em Implantação – Itaberaí – GO

Painel de Gestão à Vista

Conteúdo sendo preparado