Revista Eletrônica Científica Profissional em Pauta

 

A Revista Eletrônica Científica Profissional em Pauta tem por finalidade publicar trabalhos em português de natureza científica, técnica/tecnológica e de extensão, que abordem temas relevantes no campo da educação profissional em que estão inseridos, na forma de artigos, comunicações, relatos de experiência, resenhas, poesias e pesquisas em andamento, tendo caráter multidisciplinar, de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência em Goiás, no Brasil e no exterior. A Revista é editada sob a responsabilidade do Cegecon – Centro de Educação e Formação Continuada, na qualidade de Organização Social que, por meio de contrato firmado com a Secretaria do Estado de Goiás de Desenvolvimento e Inovação – SEDI, é responsável pela gestão dos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás – Itegos, da Regional 04.

Edição – Em produção

*Clique acima no ícone  para visualizar em tela cheia.

Submissão de trabalhos

O Centro de Educação e Formação Continuada – CEGECON, fundamentado no contrato de gestão dos ITEGOS da Regional 04, firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – SEDI, torna público para a comunidade acadêmica dos referidos ITEGOS o presente Edital e convida para a submissão de trabalhos de natureza técnico-científica que abordam temas relevantes no campo da educação profissional, para publicação na Revista Científica Eletrônica Profissional em Pauta.

NORMAS EDITORIAIS DA REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA PROFISSIONAL EM PAUTA

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Revista Eletrônica Científica Profissional em Pauta tem por finalidade publicar trabalhos em português de natureza científica, técnica/tecnológica e de extensão, que abordem temas relevantes no campo da educação profissional em que estão inseridos, na forma de artigos, comunicações, relatos de experiência, resenhas, poesias e pesquisas em andamento, tendo caráter multidisciplinar, de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência em Goiás, no Brasil e no exterior. A Revista é editada sob a responsabilidade do Cegecon – Centro de Educação e Formação Continuada, na qualidade de Organização Social que, por meio de contrato firmado com a Secretaria do Estado de Goiás de Desenvolvimento e Inovação – SEDI, é responsável pela gestão dos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás – Itegos, da Regional 04.

Para submeter o artigo à publicação na Revista Educação em Pauta, deve-se encaminhar uma cópia completa, a qual deverá ser original ou divulgada previamente de forma restrita, para ser avaliada pelos membros do Conselho Editorial e, quando for o caso, dos Revisores Convidados, reservando-se à revista o direito de recusar os artigos considerados insuficientes ou que estejam em desacordo com os princípios e normas da revista.

Os autores que desejarem publicar o seu trabalho na Revista Profissional em Pauta deverão encaminhá-lo à Comissão Editorial, acompanhado de Carta de Submissão de Trabalho por meio do seguinte e-mail: profissionalempauta@cegecon.org.br

Gráficos e tabelas devem ser inseridos no texto de acordo com a ordem em que são citados e numerados sequencialmente por algarismos arábicos.

Em trabalhos que envolvam seres humanos, animais ou com manipulação genética, os autores deverão informar na seção Materiais e Métodos/Metodologia os aspectos éticos da pesquisa com a aprovação de um Comitê̂ de Ética em Pesquisa, em consonância com a Declaração de Helsinki (). Trabalhos sem aprovação de Comitê̂ de Ética não serão aceitos para a publicação.

Os autores são responsáveis pela exatidão das referências e pelas ideias expressas no texto. Indicar, quando for material elaborado sob orientação, o nome e titulação do professor orientador.

Se o texto for aceito para publicação, a comissão editorial dá-se o direito de introduzir ajustes de para adaptar o original ao padrão da revista. A comissão editorial poderá valer-se de pareceristas convidados para análise dos trabalhos apresentados para publicação.

O texto aprovado com restrições será devolvido para a reformulação por parte do autor. Os textos recusados poderão ser reapresentados após reformulação substancial, conforme indicações da comissão editorial e ou dos pareceristas convidados.

Os trabalhos são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a legenda completa da edição original (título, nome da revista, local, volume, número, intervalo de páginas, mês, ano).

Formato

Os trabalhos deverão ser encaminhados para a Comissão Editorial com as seguintes características:

Até 5.000 palavras ou 25 páginas

Formato do papel: A4

Editor de texto world

Numeração das páginas: superior direita

Tipo e tamanho de letra para o texto: Arial 12. O título deve ser arial 14.

Tipo e tamanho de letra para citação com mais de três linhas (recuada): Arial 10

Tipo e tamanho de letra para notas explicativas, epígrafes, fonte, nota e legendas de quadros, tabelas e figuras: Arial 10.

Entrelinhas do texto: 1,5

Entrelinhas de resumo e abstract; notas explicativas; fonte, nota e legendas de quadros, tabelas, figuras: simples.

Margens do texto: 3 cm (superior/direita), 2 cm (inferior/esquerda).

Margem de parágrafo: 1,25cm

Margem de citação com mais de três linhas e de epígrafes: 4 cm de recuo. O tipo e o tamanho da letra para as epígrafes: Arial 10.

Texto:

A primeira página do artigo deve conter o Título centralizado, em maiúsculas e negrito, tamanho 14, acompanhado de sua tradução em inglês.

Credenciais dos Autores:

Logo após o título em inglês e português devem vir as credenciais de todos os autores do artigo incluindo: endereço de e-mail e instituição.

 Resumo em português:

Com cerca de 150 palavras, espaçamento simples, alinhamento justificado, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões, e três a cinco palavras-chave, em português. Resumo redigido na 3ª pessoa do singular (verbo na voz ativa e em parágrafo único). As palavras-chave devem constar logo abaixo dos resumos.

Resumo em inglês:

Com cerca de 150 palavras, espaçamento simples, alinhamento justificado, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões, e três a cinco palavras-chave, em inglês. Resumo redigido na 3ª pessoa do singular (verbo na voz ativa e em parágrafo único). As palavras-chave devem constar logo abaixo dos resumos.

Materiais gráficos:

Devem ser utilizadas gráficos com qualidade apropriada, inseridos diretamente no texto, devidamente identificados pelo seu número de ordem. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Quadros:

Deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Devem ser inseridos diretamente no texto, devidamente identificados pelo seu número de ordem.

Referências:

As referências devem ser redigidas segundo a norma ABNT (NBR-6023). Essas normas podem ser encontradas no seguinte site: http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html.

Anexos:

Podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Abaixo, o sítio de um modelo de artigo

http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/620/620

Obs.: A correção ortográfica é de responsabilidade de cada autor.

Das Citações e Notas:

As notas bibliográficas devem ser usadas no corpo do texto, pelo sistema autor data. Nas citações diretas é obrigatório especificar o número da página da citação. Já as notas explicativas, se houver, devem ser remetidas para o final do texto, pelo sistema numérico. As citações com até três linhas devem ficar entre aspas no corpo do texto. E as com mais de três, recuar sem aspas, com corpo menor. Observem abaixo exemplos de citações:

Citação Indireta (Livre): Segundo Brzezinski (2010), os movimentos sociais são fundamentais para…

Citação Direta (Literal): Para Rodrigues (2010, p. 53), “o Brasil é pródigo em transições políticas que…”.

Citação de Citação. Nesse caso, usa-se a expressão latina apud (citado por): De acordo com Rodrigues (apud Lebrun, 2004, p. 3), “força é uma canalização da potência…”.

Nas citações devem ser usados os seguintes meios de destaque:

Aspas: citação direta.

Acrescenta-se a expressão “grifo do autor”, quando houver aspas simples indicando destaque provindo do original, ou a expressão “grifo nosso”, quando se destaca alguma palavra ou trecho por conta própria.

Colchetes: supressão de trecho, interpolação ou comentário.

Das Referências Bibliográficas E/Ou Eletrônicas (Nbr6023:2002):

Com a consulta de meio eletrônico em pesquisas, o que antes era chamado de referências bibliográficas foi substituído por referências, pois bibliográficas restringe-se a documentos impressos. As referências devem aparecer no fim do artigo, em lista com ordem alfabética, ou iniciando resumos ou resenhas. A lista de referências deve conter exclusivamente autores e textos citados no corpo do original.

Das Referências Bibliográficas:

De teses e dissertações, livros, artigo em revista, artigo em jornal resenhas, leis e decretos, Congresso, Simpósio, Reunião Científica, etc., consultar ABNT.

Das Referências Eletrônicas

SAVIANI, Dermeval. Educação é o motor do desenvolvimento: entrevista com Dermeval Saviani. In: Revista Educação. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2009.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Profissional em Pauta apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Profissional em Pauta não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.

A revista Profissional em Pauta permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.

* Campos obrigatórios