Filipe Castro, Diego Caetano, Cármelo de los Santos e Maria del Mar Rábaro se apresentam nesta semana

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), um projeto do ITEGO em Artes Basileu França, Instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta, nos dias 04, 05, 07 e 08 de maio, às 19h, quatro lives que integram o projeto “Lives Musicais”. As apresentações online poderão ser acompanhadas pelo Instagram da Orquestra – @orquestrasinfonicajovemdegoias.

Nesta semana, se apresentarão grandes personalidades de destaque nacional e internacional, como o fagotista Filipe Castro, o pianista Diego Caetano, o violinista Cármelo de los Santos e a clarinetista Maria del Mar Rábaro. O intuito é promover um bate-papo sobre carreira, estudo e oportunidades para jovens músicos.

Filipe Castro se apresentará nesta segunda-feira (04). Nascido em Garulhos (SP), foi premiado no Internacional Double Reed Society, no Estado de Maryland, nos Estados Unidos. Ele é ex-fagotista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), estudou na Hanns Eisler, em Berlim, e atualmente estuda na Haute École de Genebra, na Suíça. Filipe também é músico convidado da Orchestre de la Suisse Romande.

Diego Caetano irá participar no dia 05 de maio. Natural de Anápolis (GO), é formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e recebeu o diploma de doutorado pela University of Colorado. É professor de piano na Sam Houston State University, no Estado do Texas, nos Estados Unidos, e também é diretor da área de piano do Ávila Internacional Music Festival, em Ávila, na Espanha. Detentor de mais de 50 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, é um artista Shigeru Kawai.

Cármelo de los Santos se apresentará no dia 07 de maio. Nascido em Porto Alegre (RS), é bacharel em Música em Violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e professor de violino na New México University, no Estado do Novo México, nos Estados Unidos. Recebeu o diploma de mestrado pela Manhattan School of Music, em Nova Iorque, e o diploma de doutorado pela University of Georgia, na Geórgia (EUA).

Maria del Mar Rábago irá participar no dia 08 de maio. Natural de Mar del Plata, Argentina, é ex-academista da OSESP. Cursou bacharelado e mestrado no Conservatório de Genebra, na Suíça. Foi academista da Ópera de Zurique, na Suíça, e atualmente é primeira clarinetista na Ópera de Gante, na Bélgica. Ela recebeu o primeiro prêmio no concurso latino-americano de clarinete, no Brasil, e o segundo prêmio no concurso Riddes Wind, na Suíça.

Sobre a Orquestra

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), ligada ao ITEGO em Artes Basileu França, foi fundada em 2001, com o objetivo de formar jovens músicos com capacidade para atuar, profissionalmente, em orquestras nacionais e internacionais.

A Orquestra é contemplada com o Bolsa Artista, um programa criado pelo Governo Estadual, a fim de garantir aos jovens o acesso à educação, cultura e inclusão social.

O grupo musical é um dos principais do país, sendo reconhecido, inclusive, em diversos locais do mundo, por meio de turnês internacionais.

 

Sobre o ITEGO em Artes Basileu França

O Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *