O trombonista e professor de música do ITEGO Basileu França, Silas Falcão, interpretará composições de Axel Jorgensen, Georg Philipp Tellemann e Georg Christoph Wagenseil

O ITEGO em Artes Basileu França, Instituto vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta mais uma live do projeto Conecta, neste domingo, às 20h, no Instagram (@itegobasileuartes). Nesta ocasião, será apresentado o concerto “Eu e Meu Trombone”, pelo trombonista Silas Falcão, com participação da pianista Adriana Lemes.

Serão apresentadas três séries de vídeos. Na primeira, o público poderá conferir o Romance para Trombone e Piano, de Axel Jorgensen, um compositor dinamarquês da primeira metade do século XX. Conforme explica Silas Falcão, poucos compositores dinamarqueses contribuíram tanto para o repertório de trombone como ele. “O romance é muito rebuscado e existe uma conversa entre o trombone e o piano”, comenta.

Na segunda série, haverá a execução da Sonata de Georg Philipp Tellemann. É uma peça de caráter barroco, com nuances entre velocidades e articulações, que se destaca por sua característica virtuosística. A escolha se deu pelo envolvimento afetivo de mais de 16 anos de Silas Falcão com a peça, que foi apresentada em seu primeiro recital de trombone, em 2004.

Na terceira série será apresentado o Concerto para Trombone Alto de Georg Christoph Wagenseil. A escolha da peça foi baseada no pouco uso do instrumento para repertório solo. “No Brasil não se tem costume de utilizar esse instrumento nas orquestras, mas a diferença de timbre é nítida e convido a todos a reparar e perceber essa peculiaridade”, pontua Silas Falcão.

O concerto online “Eu e meu Trombone” compõe a série de lives do ITEGO em Artes Basileu França, integrando a campanha “Arte Solidária” (uma ação social desenvolvida para ajudar artistas que passam por dificuldades financeiras durante a pandemia da COVID-19), a fim de incentivar as pessoas a realizarem doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *