A programação online terá a participação de profissionais do Circo que levam alegria e encantamento ao público

 

O projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” apresenta a live “Entre falas, movimentos corporais e alegrias”, nesta quarta-feira (27), às 19h, por meio do Instagram (@itegobasileuartes). A programação institucional é uma iniciativa da Produção Cultural e Comunicação do ITEGO em Artes Basileu França, instituto vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI). 

Nesta edição, o intuito é compartilhar, em relação às artes circenses, experiências vividas por profissionais atuantes e que se dedicam, inclusive, à formação de futuros profissionais. Os participantes serão: a cantora, compositora, circense e atriz, Débora di Sá; o diretor circense, ator, palhaço, produtor e pesquisador cultural, Maneco Maracá; e a artista circense, diretora de arte, palhaça, artesã, educadora e coordenadora do Circo Basileu França, Radarani Oliveira.

Assim como os artistas de outras áreas culturais, os profissionais do circo simbolizam a alegria, promovendo o encantamento do público. Com base em modificações atrativas, apropriaram-se da música, do teatro, da dança, entre outras manifestações artísticas.

Nesse sentido, as novas configurações do “Circo” possibilitam o uso de novas ferramentas, como a linguagem multimídia, buscando uma concepção contemporânea. Caso esses novos parâmetros sejam compatíveis com o tradicional, não se deixa de produzir graça e alegria. Dessa forma, tais configurações podem ser consideradas como produtos da indústria e do entretenimento.

Por essa razão o Basileu França abre espaço para que os convidados se expressem acerca dos potenciais criativos que emergem da pluralidade de saberes e relações. Cabe ressaltar que o “Conecta” recebe, em suas programações, não apenas profissionais, mas sim pessoas que contribuem com a cultura como um todo, compartilhando vivências, esclarecendo, informando e sensibilizando.

As lives promovidas pelo ITEGO em Artes Basileu França integram a campanha “Arte Solidária”, cujo objetivo é arrecadar alimentos a serem doados para artistas em situação de vulnerabilidade, e representam um gesto de retribuição da classe artística à sociedade. O público poderá interagir durante a live pelo Whatsapp: (62) 98466-7013.

 

Sobre os participantes

 

Radarani Oliveira

Natural de Goiânia (GO), é formada em Direção de Arte pela Universidade Federal de Goiás (UFG), artista cênica, artista educadora, diretora de Arte, palhaça e artesã.  Em 2010, entrou para a Escola de Circo Basileu França e passou a exercer atividades e apresentações em eventos, escolas, empresas e festivais regionais nos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, com companhias como a Pinne Magique, Corpo Circense Basileu França, Gelb Zirkus e Catavento Cia Circense. Atualmente é coordenadora e professora do Curso de Artes Circenses do ITEGO em Artes Basileu França, integrante da Catavento Companhia Circense e do Núcleo de Formação Ampliada do Artista Circense (NUFAAC). Dedica seus estudos, treinos e pesquisas em equipamentos aéreos, contorção e comicidade. Compõe o elenco do espetáculo “Ao Esperar” da Catavento Cia Circense, estreado em 2016 com direção de Felipe Nicknig, e do espetáculo “A Visita de Chico”, solo estreado em 2018, com direção de Izabela Nascente.

 

 

Débora di Sá

Formada em Canto pelo Instituto de Artes da UFG, além de cantora é compositora, circense e atriz. Nascida em Goiânia (GO), tem sua raiz na cidade de Pirenópolis (GO). Em 2001, recebeu a Comenda Colemar Natal e Silva e o Diploma de Destaque Cultural 2001. Em 2013, lançou seu primeiro CD solo “Pequeno Projeto de Poema Franco”, com canções autorais. Em 2016 lançou mais um álbum solo “Maria Grampinho”, que reúne 12 composições originais e inéditas, de autoria da artista. Compôs e dirigiu as trilhas sonoras das peças “O Circo dos Amores Impossíveis”, “A Peleja do Cérebro com o Coração” e “O que Teria na Trouxa de Maria”. Produziu os espetáculos: “O Circo dos Amores Impossíveis”, “Balangandans”, “Pequeno Projeto de Poema Franco”, “Maria Grampinho” “Show É Luxo Só” e “Doce Pimenta”. Fez preparação vocal dos seguintes espetáculos: “O Circo dos Amores Impossíveis”, “Peleja do Cérebro com o Coração”, “O Que teria na trouxa de Maria” e “Reciclacirco”.

 
 

Maneco Maracá

Diretor circense, ator, palhaço, filósofo, educador popular, produtor e pesquisador cultural. É formado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mas possui amplo conhecimento na produção e direção de espetáculos. Ao longo de sua história, Maneco ocupou cargos importantes no setor cultural, como diretor/ coordenador do projeto “Arte, Circo e Cidadania” (2000 a 2013); diretor geral dos espetáculos “História de Goiás no Picadeiro” (2009 a 2013), “Acroloucos” (2006 a 2013) e “Magia e Estripulia” (2003 a 2013). Além disso, foi o fundador da Escola de Circo Dom Fernando, onde atuou como diretor e instrutor de oficina de circo de 1996 a 1999. Ganhou as seguintes premiações: Troféu Sociedade Goiana (2008) – concedido pelo Jornalista  Artur Rezende, na 11º edição do lançamento de Agenda Sociedade Goiana como destaque cultural; Diploma de Destaque Cultural (2008) – concedido pelo Governo do Estado de Goiás e pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás e o Troféu Buriti (2018) – concedido pelo Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura.

              

 

Sobre o ITEGO em Artes Basileu França

O Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *